terça-feira, janeiro 24, 2006

Trote na imprensa

Esse trote que o cearense Yuri Firmeza passou na imprensa, anunciando a chegada de um artista japonês inexistente, não é de todo inédito. Em 1998, David Bowie se anunciou como editor da biografia de um famoso arquiteto de Nova York, Nat Tate, escrita pelo inglês William Boyd. A cerimônia de lançamento se realizou no estúdio do artista pop Jeff Koons, obviamente com a presença de jornalistas. Bowie leu um trecho do livro, justamente a passagem onde o biografado se suicida por afogamento aos 31 anos. Seu corpo nunca foi encontrado e poucas de suas obras foram preservadas. Um dos repórteres humildemente perguntou aos críticos de arte ali presentes se já haviam ouvido falar em Tate. Eles confirmaram, embora ressalvassem que ele era mais conhecido em Nova York, no meio da arquitetura. Todos os jornais publicaram a comovente história de Nat Tate.

Não admira que seu corpo não tenha sido encontrado: ele nunca existiu. Nem mesmo Jeff Koons, que cedeu o espaço para o lançamento, sabia do engodo. E a justificativa para a brincadeira foi muito parecida com a do brasileiro Yuri. Conforme foi explicado depois por co-participantes na farsa, nada foi feito por maldade. "Era divertido ouvir as pessoas dizendo que tinham ouvido falar nele. Há uma vontade de não parecer tolo. Ninguém pode ter ouvido falar em todos os artistas, mas os críticos são muito orgulhosos para admitir isso." A velha história da roupa nova do rei.

Eu não me surpreenderia se Yuri Firmeza tivesse se inspirado na peça pregada por Bowie e seus, digamos, cúmplices. As coincidências são muitas. Mas o que chama a atenção nesta hora é como somos inseguros de nosso conhecimento. E com razão. Eu, por exemplo, não estaria preparado para responder ao que minha mãe definia como "perguntas de bolso". Quando algum veículo da imprensa fica sem assunto, sai entrevistando gente na rua para publicar as "pérolas" depois. Quem é o Vice-Presidente da República? Quem foi Artur da Costa e Silva? Isso quando algum programa humorístico não prepara também os seus trotes. Esse dinossauro que encontraram na Amazônia, você acha que o governo deve deixar que os alemães o levem para estudo?

Se eu trabalhasse em jornal diário, cairia muito fácil numa armadilha dessas. Se me dissessem que o Ministro Roberto Pinheiro está chegando no aeroporto e eu fui pautado para entrevistá-lo, eu não daria um pio mas iria correndo pesquisar sobre ele na Internet. Ministro do que, mesmo? Por outro lado, em assuntos do meu conhecimento seria mais difícil me enganar. Quando saiu no jornal que estava vindo ao Brasil uma banda de cover do ABBA com o integrante original Benny Andersson na formação eu logo vi que algo estava errado. A Zero Hora chegou a publicar o título "ABBA volta com nova formação". Mas se alguém me contasse que a famosa atriz da Globo Rosaura Telles está de caso com o Deputado Ariovaldo Brandão, talvez eu comentasse: "Puxa! Mas ele não é casado?"