quarta-feira, janeiro 18, 2006

Informações precisas

No tempo do primeiro grau, no Colégio Pio XII, os alunos não podiam sair mais cedo sem licença da direção. Era preciso obter uma papeleta de autorização. Eu e um colega certa vez conseguimos uma, não lembro por que motivo. Ao preenchê-la, a funcionária escreveu "agora" no campo onde provavelmente deveria indicar data e horário. Ou seja, estávamos autorizados a sair "agora". Rimos muito e guardamos o papel para usá-lo em outra oportunidade, se precisássemos. Mas acabamos não fazendo.

Os primeiros microcomputadores com unidade de CD utilizavam um estojo chamado "caddy", onde o CD era colocado para depois ser inserido na unidade. Nos anos 90, no setor onde eu trabalhava, o "caddy" trazia um adesivo com a seguinte mensagem: "Favor deixar esta caixinha sempre aqui." Só faltou acrescentarem: "E se ela não estiver aqui, favor colocá-la aqui."

Em outra ocasião eu tinha uma entrevista agendada para "quarta-feira, dia tal". Depois fui ver e o dia tal não caía na quarta-feira. Quando liguei de novo para conferir, ouvi alguém ao fundo dizer, indignado: "é quarta-feira", com o tom de voz de quem diz "não complica". Eu só queria saber onde está escrito que, em havendo discrepância na data informada entre o dia da semana e o dia do mês, vale o dia da semana. Ele tinha dito que era quarta-feira dia tal e ainda ficou irritado que eu observei que a quarta-feira não caía no dia tal. Como eu sou chato!

Lembrei de tudo isso porque uma loja de chocolates da rua Siqueira Campos colocou o seguinte aviso na vitrine: "Reabriremos em cerca de 10 dias." Quando eles reabrirem e algum cliente disser que não sabia ao certo quando eles voltariam, eles são capazes de dizer: "Mas você não leu o cartaz?"