quinta-feira, agosto 25, 2005

Esperando o trem

Eu já sou dispersivo ao natural. Sempre fui, desde a infância. Lembro de uma vez em que eu estava começando a fazer meu tema de casa quando minha mãe saiu e ficou um longo tempo fora. Quando ela voltou, ficou furiosa de saber que eu ainda estava na questão número dois. Mais tarde, quando já estava tudo em paz, ela quis saber o que eu tinha "ficado fazendo". A rigor, nada de mais. Eu parava, circulava pela casa, olhava para os lados, pensava, sonhava, viajava, mas para todos os efeitos eu estava "fazendo o tema".

Pois bem: este meu ADSL é de dar nos nervos. Um colega meu que conhece melhor o assunto acha que o problema pode ser de eu estar usando modem USB, que é acionado por um "discador" e faz uso de software na navegação. Com isso, quando envio um comando para o navegador ou tento baixar meus e-mails pelo Outlook, nem sempre a resposta é imediata. Às vezes o modem chega a levar mais de um minuto para ser acionado. Se interrompo uma tradução para fazer uma consulta, a espera é agoniante. Como sei que as consultas e mudanças de tela virão todas ao mesmo tempo, aproveito para ir dando comandos em outras janelas, para aproveitar a "viagem" (seja lá que "viagem" é essa que o computador precisa fazer para me "trazer" o que eu pedi na Internet). Lá pelas tantas eu até esqueço que tinha feito uma consulta. Quando mudo de janela, lá está a palavra que eu tinha pesquisado e nem lembrava mais.

Não vou colocar a culpa só nisso, mas com certeza essa navegação intermitente contribui para que eu acabe fazendo pausas maiores do que o necessário em minhas traduções. Tive algumas vantagens ao colocar ADSL: a conta do telefone baixou e os downloads e uploads ficaram sensivelmente mais rápidos. Mas essa navegação tipo "esperar o próximo trem" é de tirar a paciência de qualquer um. Se alguém souber uma forma de resolver esse problema sem trocar de modem, agradeço qualquer dica (já passei antispyware e antiadware e não adiantou).