Bowie em português
Na verdade, os americanos não costumam apreciar músicas cantadas em outro idioma que não o deles. Só os ouvintes mais curiosos escutam canções em língua estrangeira. Para fazer sucesso nos Estados Unidos, tem que cantar em inglês. Para eles, ouvir música num idioma estrangeiro é o mesmo que ouvir poesia em outra língua: não faz sentido. Com isso, eles acham que a mesma norma vigora nos demais países. E imaginam que, se um brasileiro fosse fã de David Bowie, seria um negro chamado Pelé (o personagem de Seu Jorge se chama Pelé dos Santos) que verteria as músicas para o português para poder cantá-las ao violão. Nem passa pela cabeça deles que o brasileiro gosta de cantar em inglês, mesmo que seja "Iarnuou" ou seja lá como foi que aquela Big Sister cantou "We Are The World". Os americanos que viram o DVD "Rush in Rio" ficaram surpresos de ouvir a platéia toda cantando as letras do Rush com perfeição. Sem contar o mico de artistas como Barry Manilow e Sting, que gravaram músicas em português imaginando que isso lhes daria mais chance de sucesso no Brasil.
Uma coisa é certa: a nossa perspectiva do personagem do filme não será a mesma dos estrangeiros. Nós somos brasileiros, sabemos quem é Seu Jorge e entenderemos as letras. Já ouvi algumas pela Internet. "Rebel Rebel" virou "Zero a Zero". Talvez para os americanos o exotismo pretendido pelo diretor tenha atingido o seu intento. Para nós vai ser algo um tanto estranho. Até mesmo porque o perfil dos fãs brasileiros de David Bowie não tem nada a ver com uma figura como a de Seu Jorge.
Em geral, os fãs brasileiros estão gostando da novidade. Provavelmente imaginam que o filme criará uma conexão Bowie-Brasil, aumentando as chances de uma terceira vinda do cantor (ele já se apresentou aqui em 1990 e 1997). Agora imaginem Seu Jorge abrindo para Bowie. Pior: fazendo um dueto com Bowie! Acho que, com o tempo, esse episódio será arquivado na pasta dos equívocos e solenemente esquecido. Ainda não vi o filme, mas com certeza essa não é a melhor forma de promover Bowie no Brasil, nem de divulgar os fãs brasileiros no exterior.
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home