sexta-feira, maio 06, 2005

Termos da moda

Certa vez eu estava examinando perfis num site de namoro virtual quando me deparei com a seguinte frase: "Não estou nessa de cumplicidade porque não pretendo assaltar um banco!" Tive que achar graça. E aí percebi que não faz tanto tempo assim que essa palavra passou a ser usada como sinônimo de companheirismo. A primeira vez em que ouvi algo parecido foi quando conheci a música "A Cúmplice", de Juca Chaves, que o próprio considera sua melhor composição. No início havia um quê de originalidade em usar o termo para definir uma característica desejável nas relações amorosas. Hoje, ao que tudo indica, encaminha-se para o desgaste. Mas todos dizem que querem um relacionamento "com cumplicidade". Acho que é para ter certeza que os bens serão divididos igualmente no caso de separação.

Outra palavra da moda já há algum tempo é transparência. A empresa que não incluir transparência entre as suas características terá uma vantagem a menos em relação a seus concorrentes. Quem procura uma empresa para realizar algum serviço já deveria perguntar de cara: "Vocês têm transparência?" E correr o risco de ouvir a resposta: "Não, não trabalhamos material de retroprojetor." Nesse aspecto, as vidraçarias são imbatíveis. Ah, também no ramo de serviços, todas as empresas têm que ter um diferencial. Não importa o que seja, mas têm que ter. Aí, no mesmo telefonema, vale perguntar também: "Qual o diferencial de vocês?" "Como assim?" "Diferencial, ora! Ah, já vi que vocês não têm". "Um momentinho, senhor. Fulano, nós trabalhamos com diferencial?"

No caso de currículos apresentados por candidatos a empregos, nada de dizer que tem iniciativa. Esse termo é antiquado. Hoje em dia o bom empregado é pró-ativo. Esse quesito é indispensável! Se eu tivesse uma empresa ou fosse gerente de recursos humanos, jamais contrataria alguém que não se anunciasse como pró-ativo, imagina! Se a secretária me dissesse: "Chegou uma pilha de currículos, o senhor quer olhar agora?" Eu responderia: "Por favor, dá uma olhada e só me passa os pró-ativos, tá?"

Jogador de futebol também tem seu script decoradinho. Nos anos 70 eles diziam: "É, vai ser um jogo difícil, o adversário merece respeito, mas estamos preparados e se Deus quiser vamos conseguir um bom resultado". Já hoje entrou uma palavra nova no discurso: humildade. Em algum ponto da frase acima deve-se inserir a expressão "com humildade". E os contratos provavelmente devem conter uma cláusula pela qual o jogador se compromete a usar a palavra humildade pelo menos uma vez nas entrevistas.

E o que significa dizer que um trabalho, um projeto ou um texto está bem redondo? Se isso quer dizer sem falhas, então quanto mais gordo, mais perfeito! Como um músico se sentiria se eu lhe dissesse: "Parabéns, o seu CD está bem redondo!" "Queria que fosse quadrado?" "Ora, no tempo do vinil existiam os shaped picture discs." Ou então: "Seus pais são muito quadrados?" "Não, eles são bem redondos." Entenda como quiser.