quinta-feira, abril 07, 2005

O fim do sentimento

Terminar um relacionamento é sempre uma tarefa complicada. Mas quem toma essa decisão deve assumi-la de forma plena e honesta. Na maioria das vezes o motivo é um só: acabou o sentimento. O resto é conseqüência. Quando pequenas coisas que antes eram toleradas passam a ser motivo de queixa, é porque não se gosta mais. Quem gosta, aceita.

Infelizmente, muitas pessoas têm dificuldade de admitir até pra si mesmas que deixaram de gostar. Então começam a reclamar de tudo, da bagunça, do ronco, dos horários, das coisas que o outro gosta de fazer, enfim, qualquer desajuste vira uma pedrinha no sapato. E um erro muito comum nesses casos é o parceiro "procurar acertar". É uma visão ingênua de quem quer salvar uma relação condenada. A pessoa começa a tentar mudar, a corrigir defeitos, só para ver surgirem outras críticas no lugar das anteriores. A verdade é que, quando um casal quer realmente continuar unido, consegue superar as desavenças.

Mas nada é mais cruel do que o joguinho da culpa. Consiste em esperar que o outro cometa algum deslize e usar aquilo como pretexto para terminar. Muita gente faz isso. Ou porque não quer bancar o vilão, ou porque não percebe que os sentimentos mudaram. Mas esse tipo de atitude é péssimo, porque deixa o outro com a sensação de ter agido mal. De ter posto tudo a perder por um detalhe. "Por que fui fazer isso? Se eu tivesse agido diferente, estaríamos juntos". E não é verdade.

É difícil levar a cabo uma decisão que vai fazer alguém sofrer. Mas é preferível assumir que o amor acabou a usar desculpas que não colam. Qualquer pretexto que se use para terminar com alguém é passível de contestação. Por isso é mais honesto dizer que se deixou de gostar. Pode machucar, mas é um argumento irrefutável. Alegar outros motivos só vai provocar revolta, confusão e indignação. "Somos diferentes", "não vou ter tempo para você", "nossos planos de vida não combinam", "você agiu assim ou assado", tudo isso tem solução quando se quer continuar junto. Só não tem solução o fim do sentimento.

Leia também:

Resposta a um comentário
Dando conselhos

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Emílio, como você me explica " o fim de um sentimento"? Para mim os sentimentos permanecem o que muda é a disposição da pessoa em continuar a vivenciá-los ou por sentir algo novo por alguem ou porque o estilo de vida da pessoa, projetos etc. o distanciam de seu atual parceiro. Na mulher isso é mais complicado de ser enfrentado, mas no homem vejo que, com a idade, muitos querem vivenciar novas alternativas de vida, talvez por se sentirem mais próximos da velhice, então permanecer com o mesmo parceiro significa quase uma castração e muitos, estupidamente, deixam de lado às vezes um sentimento sincero para se aventurar,com voracidade até. Assim tentam se enganar. Além do mais vejo nas pessoas uma dificuldade imensa em realmente acreditar na possibilidade de amar e serem amadas, vivemos em época de desconfiaça, as pessoas temem ser verdadeiras, se entregar sinceramente ao outro, tudo acaba sendo feito com reservas, o que culmina na superficialidade e fragilidade das relações atuais.

7:56 AM  
Blogger Emilio Pacheco said...

Tudo isso que você descreve pode acontecer, mas não é regra geral. O caso a que me referi no meu texto é exatamente sobre o fim do sentimento. Ele pode acabar, sim.

8:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Caraca, pior que isso caiu como uma luva ao meu relacionamento, e não consigo (e acho q nem ele) sair dessa situação... Terminamos por uns 3 meses, nos resproximamos e agora, depois de um mês, estou nesse dilema e sinto que ele também está insatisfeito... O pior, e falo isso por mim, não sei se é amor ou comodismo, aceitar coisas que não gosto... e acho que ele também tem aceitado certas coisas q o desagrada... Percebo todas essas coisas, mas não cosnigo sair dessa relação...

8:49 PM  
Blogger Emilio Pacheco said...

É melhor terminar um relacionamento assumindo que o amor acabou do que tentar empurrar alguma culpa para o outro. Acho que é muito pior descobrir na prática o quanto a gente NÃO era importante vendo o que o outro é capaz de fazer por uma terceira pessoa ou por algum objetivo maior em sua escala de valores.

8:12 PM  

Postar um comentário

<< Home