quinta-feira, julho 24, 2025

Ainda a calefação mal utilizada

Em julho de 2005, no segundo ano de existência do Blog, publiquei um texto intitulado "Calefação incômoda". Infelizmente, continua atual. Tem feito uns dias bem frios em Porto Alegre e a climatização de ambientes públicos continua sendo realizada de forma errada. Não deveriam ligar a calefação com exagero, como fazem. Num dia gelado, as pessoas já saem de casa forradas de agasalho. No momento em que entram num ambiente fechado, já ficam protegidas e não sentem mais tanto frio. Mas se o local está quente, como geralmente acontece, a sensação é péssima!

Acho que alguns não entendem bem como funciona o termostato. Se a temperatura lá fora está 7 graus, regulam em 30, pra "contrabalançar". No verão, se está 40 graus à sombra, regulam o ar condicionado em 17. O correto seria definir qual a temperatura preferida e programá-la sempre, independente do frio ou calor do lado de fora. Se for 24 graus, tem que deixar 24 graus no inverno ou no verão. Mas acho que muitos não entendem isso.

Se o sujeito quer aquecer sua casa, para ficar pelado ou com poucas roupas - ou num motel, que seja -, tudo bem. Mas em locais públicos não se justifica. O resultado é que temos sempre que lidar com temperaturas internas totalmente incompatíveis com as roupas que estamos usando. Houve uma época em que, em pleno verão, eu levava casaco para o trabalho, porque ficava na sala da transmissão de dados, onde a temperatura era mantida bem baixa por causa dos equipamentos. 
-*-
No fim, está se aproximando o aniversário de 21 anos do Blog e fiz poucas postagens retrospectivas usando o cabeçalho comemorativo dos 20. Mas tudo bem, posso atualizá-lo e seguir fazendo referências a publicações antigas de vez em quando.