terça-feira, julho 08, 2025

A verdade sobre Walt Disney em Porto Alegre


Eu lembro que, em 2009, nos bons tempos em que se podiam fazer pesquisas no arquivo de jornais do Museu de Comunicação de Porto Alegre a qualquer momento, sem hora marcada, eu estive lá para examinar exemplares do Diário de Notícias da época em que meu pai trabalhava no jornal. E achei até fotos dele, como mostrei aqui. Só no ano seguinte eu iria localizar o que sempre quis encontrar: a foto da visita das alunas do Colégio Americano à redação do jornal. Ali aparecem meu pai e minha mãe, supostamente no dia em que se conheceram. Está aqui.
Mas, ainda nas pesquisas que fiz em 2009, acabei registrando uma notícia que está sendo bastante útil agora. Eu já a tinha publicado no Blog, mas mostro novamente: a rápida passagem de Walt Disney por Porto Alegre.
Cliquem para ampliar. Essa imagem é da edição de 9 de setembro de 1941 e relata um fato ocorrido no dia anterior. O Douglas da Panair desceu no campo da Air France às 13h10min. Walt estava apenas em trânsito para Buenos Aires e em momento algum deixou o aeroporto de Porto Alegre. Era aguardado por jornalistas e fãs, entre eles o escritor Erico Verissimo. Mencionou a intenção de criar um personagem baseado no papagaio brasileiro, o qual, como se sabe, viria a ser o Zé Carioca. Falou também nas produções "Fantasia", "Bambi" e "O Dragão Relutante". Como diz a matéria, foi apenas "meia-hora de palestra".
Ocorre que uma informação incorreta foi postada recentemente no Facebook e está começando a viralizar. A foto acima, que mostra Walt na Argentina, foi publicada como se fosse ele em Porto Alegre. Após afirmar que "o empresário americano não poupou elogios à recepção calorosa dos porto-alegrenses e mostrou-se especialmente interessado pelas tradições gaúchas — em especial pela música, pelo churrasco e pelas vestimentas típicas, como a bombacha e o lenço", o texto parte para um delírio ainda maior ao descrever um suposto passeio do visitante pela capital gaúcha:
Durante sua estadia, Disney visitou pontos emblemáticos da cidade, incluindo o Theatro São Pedro, o Mercado Público e o Parque Farroupilha. Um dos momentos mais marcantes foi sua visita ao Instituto de Belas Artes (atualmente o Instituto de Artes da UFRGS), onde dialogou com estudantes e artistas locais, trocando ideias sobre animação, design e o papel da arte na educação.
Como sempre ocorre nesses casos de disseminação de mitos e lendas pela Internet, há pessoas que não só acreditam, mas, mais do que isso. resistem aos desmentidos. Em outras palavras, teimam que realmente aconteceu. Muitos lembraram de um desenho animado em que Pateta aparece como gaúcho, alegando ter sido inspirado pela figura típica do sul do Brasil. Na verdade, "El gaucho Goofy" inspirou-se no gaúcho argentino (e espero que ninguém se ofenda por eu lembrar que o termo "gaúcho", ou "gaucho" em espanhol, refere-se em primeiro lugar ao tipo característico da América do Sul e não apenas aos nativos do Rio Grande do Sul). Faz parte do filme "Alô Amigos" ("Saludos Amigos" no original) e pode ser visto em português aqui. Para aumentar mais a confusão, ele começa falando nas "margens ensolaradas do Rio Grande", mas refere-se na verdade ao rio que, em parte de sua extensão, faz fronteira entre os Estados Unidos e o México. Mais adiante ele menciona os "pampas verdejantes da Argentina". 
Aproveitei também para pegar em minha estante este livro que descreve as viagens de Disney à América Latina como parte do "Programa de Boa Vizinhança". Na página 43 de "South of the Border with Disney", de J. B. Kaufman, consta a informação de que Walt chegou ao Aeroporto de Morón, em Buenos Aires, no dia 8 de setembro de 1941, com duas horas de atraso em razão do mau tempo. Ou seja: o dia em que ele passou por Porto Alegre. Está explicado como ele conseguiu reservar meia-hora para dar autógrafos e entrevistas em solo gaúcho. 
Mostro também outro item de meu acervo: o DVD "Walt & El Grupo", focalizando as mesmas viagens. Como veem, material de pesquisa é o que não me falta para afirmar com certeza absoluta que Walt Disney não circulou por Porto Alegre quando aqui esteve, mas apenas ficou no aeroporto aguardando o momento em que a aeronave poderia decolar para Buenos Aires. Não sei como e por que surgem essas postagens mentirosas em redes sociais.