domingo, outubro 27, 2024

Fim de eleição

Em 2006, escrevi aqui no Blog: "Na campanha política, vale a imagem. Nada mais. Se currículo, atitudes e promessas de campanha ganhassem eleição, Carlos Gomes teria sido prefeito de Porto Alegre só para fazer o trem-bala ligando a capital ao litoral em 1992. Tudo o que se faça ou deixe de fazer só reflete na eleição na medida em que influir na imagem". Minha opinião continua a mesma, mas apenas acrescentaria: fatos concretos não fazem ninguém mudar de voto. O que determina a opção do eleitor, acima de tudo, é a paixão ou ódio a um partido ou ideologia. A rejeição ao PT é o que me parece ter ajudado Sebastião Melo a se reeleger para a Prefeitura de Porto Alegre. 

Só me resta desejar que o prefeito Melo faça por merecer o voto de confiança que seus eleitores estão lhe dando. Que saiba reconhecer a oportunidade de ouro que está tendo, e que poucos teriam no lugar dele, de dar a volta por cima. De fazer nos próximos quatro anos o que deveria ter feito nos quatro primeiros e de se redimir pelas falhas gritantes que cometeu na enchente deste ano, caso haja outra em breve. 

Antes mesmo de a reeleição se confirmar, li algumas mensagens de pessoas que ajudaram os abrigados dos alagamentos dizendo que não teriam a mesma atitude caso o fato se repetisse em Porto Alegre. E o argumento era de que, reelegendo Melo, as vítimas estavam propiciando a reincidência do desastre e, com isso, deixando de fazer por merecer a solidariedade. Até entendo a linha de raciocínio, mas não concordo com ela. Ninguém é obrigado a prestar auxílio, mas deixar de fazê-lo por isso é uma postura antidemocrática. Não se pode condicionar a ajuda ao voto da população. Quem elegeu Melo não o fez por "aceitar" as consequências da inundação, mas por outras razões. Eu próprio fico indignado com a vitória dele, mas continuo defendendo o direito do eleitor de fazer suas escolhas. E o dever de todos de respeitar o resultado da eleição. 

Aproveito para mandar os parabéns a Fernando Marroni, do PT, pela vitória em Pelotas. Essa foto foi tirada no dia 22 de novembro de 2022, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, em que, por iniciativa dele, então Deputado Estadual, Kleiton & Kledir receberam a Medalha do Mérito Farroupilha. Presenteei-o com um exemplar da biografia da dupla.