quarta-feira, junho 29, 2016

Retificação ainda que tardia

Fiquei feliz ao saber que a Trilha Entretenimento, de meu amigo Maurício Trilha, está trazendo Renato e Seus Blue Caps a Porto Alegre, em parceria com a Branco Produções. O show será no dia 19 de agosto, no Teatro do Bourbon Country. Breve devo providenciar meu ingresso. Se tudo der certo, quero fotografar a apresentação e divulgar as imagens aqui no Blog.
Obviamente, já assisti a Renato e Seus Blue Caps ao vivo em outras ocasiões. Eu os vi pela primeira vez em 1986, no saudoso Le Club. Já a foto acima foi tirada no dia 8 de novembro de 2006, no camarim do Teatro do Sesi. Eles se apresentaram numa dobradinha com os Golden Boys. Cobri o show para o Portal da Jovem Guarda. Vocês podem ler meu texto clicando aqui.

Depois disso, tive a honra de escrever a biografia do grupo para a seção "Arquivo Verde Amarelo" da Poeira Zine. Foi publicada na edição nº 26, de agosto/setembro de 2009. Lembrando desse fato, pensei que seria uma boa ideia levar a revista para mostrar a Renato, no Teatro do Bourbon. Talvez ele já tenha lido a matéria, mas não importa. Entregar-lhe o exemplar em mãos teria um significado especial para mim. Imediatamente, fiz a encomenda da publicação.

Após efetuada a compra, tive uma dúvida. Como terminava mesmo o meu texto? Será que eu tinha incluído uma informação que depois foi desmentida? Fui conferir nos meus arquivos e, infelizmente, eu havia cometido esse erro. Considero-me inocente, mas é sempre lamentável divulgar uma inverdade. Ou nem tão inverdade assim, como se verá adiante, mas de qualquer forma foi desagradável. Então agora fico receoso de levar a revista para Renato. Levo ou não levo? Será que ele vai entender ou me culpar?

Tudo começou quando, em 2009, anunciou-se no Orkut que a formação clássica de Renato e Seus Blue Caps estava voltando. Não em definitivo, claro. Mas os cinco integrantes do período de 1964 a 1968 - Renato, Cid (esses dois continuam no grupo), Paulo César, Carlinhos e Tony - voltariam a tocar juntos pelo menos uma vez, para relembrar os bons tempos. Como a notícia foi confirmada pela esposa de Tony, presumi ser mais do que confiável. E fiz uma postagem a respeito aqui no Blog (agora já a excluí).

Alguns dias depois, estranhei que um dos supostos responsáveis por essa reunião perguntou, em tom de enquete, se os fãs eram a favor desse retorno. Ora, por que questionar? Já não estavam fazendo? Pois que seguissem em frente. Não entendi o porquê dessa consulta. Até que, mais tarde, uma pessoa próxima a Renato divulgou a mensagem abaixo, capturada de uma conversa via MSN:

Eu, sinceramente, me senti enganado. Não por Renato, mas por quem divulgou antecipadamente algo que ainda era apenas uma hipótese. Aí, somando as coisas, entendi o que aconteceu. Algum empresário ou fã (ou ambos) teve a ideia de trazer de volta a formação clássica dos Blue Caps. Mas não entrou em contato com Renato para saber se o projeto seria bem-vindo. Começou pelos ex-integrantes (ou pelo menos por Tony), depois tentou conquistar o apoio dos fãs. Quando o líder do grupo tomou conhecimento, é lógico que ficou uma fera. E redigiu o desmentido acima. 

Pois é. Mas aí já era tarde. Meu texto já estava publicado na Poeira Zine. Eis a última frase: "No momento em que esta matéria era fechada, falava-se em trazer de volta a formação clássica do grupo para shows." E eu lembro que fiquei feliz de ainda conseguir incluir essa informação de última hora. O mais irônico é que, a rigor, ela está correta. Em minha linguagem vaga, eu não disse quem era o responsável pelo anúncio. "Falava-se." Apenas isso. Mas é claro que, para os leitores, ficou como uma notícia confiável. Maculou a biografia.

Independente de levar ou não a revista, estarei lá no dia 19 de agosto para ver o show. E espero falar novamente com Renato.