domingo, outubro 11, 2015

Livrão de Mark Lewisohn sobre os Beatles sairá no Brasil

Mark Lewisohn, o escritor e pesquisador americano especializado em Beatles, informou na sexta-feira ao site canadense Critics at Large que assinou recentemente contrato para lançamento de seu livro "Tune In" no Brasil, em edição traduzida para o português. O volume de quase mil páginas é a primeira de uma série de três obras que pretende contar a história dos Beatles de forma definitiva, incluindo informações inéditas e esclarecimento de mitos.

Nesta primeira parte, lançada originalmente em 2013 na Inglaterra e nos Estados Unidos, a principal revelação foi de que o produtor George Martin foi coagido a aceitar os Beatles no selo Parlophone, mesmo já tendo ouvido uma fita do grupo e o rejeitado. A editora musical Ardmore and Beechwood, ligada à EMI, queria os direitos de "Like Dreamers Do", de Lennon e McCartney, e achou interessante o fato de que os Beatles compunham seu próprio material. Quando os executivos da gravadora descobriram que Martin estava tendo um caso com sua secretária Judy (que viria a ser sua segunda esposa) e a havia levado numa viagem profissional, o produtor ficou numa posição desfavorável. Acabou tendo que ceder e trabalhar com o grupo de Liverpool. Essa versão desmente a história contada pelo próprio Martin por diversas vezes, inclusive em seu livro "All You Need is Ears". Ele sempre alegou ter ficado intrigado o suficiente com a gravação que ouviu dos Beatles para querer conhecê-los. E aí percebeu que eles tinham carisma e potencial para um projeto de música pop.

"Tune In" cobre o período desde o nascimento dos Beatles (incluindo a história das respectivas famílias) até o ano de 1962 inclusive. Lewisohn afirma que ainda não decidiu até que ponto irá o segundo volume da trilogia, que muitos apostam que se encerrará após a despedida do grupo dos palcos em 1966. Não começou a escrevê-lo, mas projeta o lançamento para 2020. 

Dica do Beatlemaníaco Gustavo Montenegro.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home