sábado, julho 13, 2013

O dia em que o Brasil parou

Na quinta-feira, o Brasil viveu praticamente a situação que Raul Seixas descreve no clip acima. Uma greve pura e simples de transporte coletivo já é suficiente para engessar muita coisa no dia-a-dia de um país. Mas uma paralisação geral, incluindo os ônibus, conseguiu parar tudo mesmo. Pretendia ter assistido ao Especial Bee Gees da banda Sunset Riders no Black Bull Pub, mas eu e minha convidada acabamos trocando o show por um jantar no Barranco, um dos poucos estabelecimentos que estavam abertos à noite em Porto Alegre. 
-*-
Hoje, aniversário do megaevento Live Aid, de 1985, é o Dia Internacional do Rock. Mas só no Brasil. Uma data "mundial" que só nós comemoramos. Então tá, né?
-*-
Meu audiobook do momento é "Ghost in the Wires", do hacker pioneiro Kevin Mitnick. Eu já tinha ouvido o "The Art of Deception", em que o mesmo autor narra uma série de episódios de obtenção de informações sigilosas de forma ilícita como um pretexto para enfileirar conselhos de segurança ao final. Mas o que estou escutando agora é mais interessante por ser realmente uma autobiografia. É curioso que, nos dois livros, aparece uma história praticamente idêntica de como Kevin conseguiu invadir uma empresa à noite, mas no primeiro é uma companhia telefônica e, no segundo, uma empresa de helicópteros. E agora? Aconteceu duas vezes ou uma das narrativas foi "enfeitada"? De qualquer forma, estou adorando a história desse intrépido personagem que se envolvia em riscos não em busca do enriquecimento indevido, mas puramente pela adrenalina. Os dois títulos foram lançados no Brasil em português, o primeiro com o título de "Fantasma no Sistema" e o segundo, "A Arte de Enganar".
-*-
Achei perfeito o texto de Luis Fernando Verissimo intitulado "Alternativa". Cliquem aqui para ler. Um exaltado no Facebook descartou os argumentos do escritor como "papo de petista". Quem realmente conhece a obra de Verissimo (o verdadeiro, não esse clone que criaram dele na Internet para assinar textos de romantismo ou autoajuda) sabe que desde o tempo de FHC ele já alertava sobre a "alternativa". Infelizmente nem todos têm a mesma lucidez. Tomara que tudo termine bem.
-*-
Bom fim-de-semana!