quarta-feira, outubro 12, 2011

Aquarela

Para comemorar o Dia da Criança, fui buscar no YouTube a versão original de "Aquarela", de Toquinho, que é até hoje uma de minhas músicas preferidas. Eu juro que quase choro quando ouço alguns trechos, como aquele que diz: "o futuro é uma astronave / que tentamos pilotar (...)/ sem pedir licença muda nossa vida /e depois convida / a rir ou chorar".



Eu disse "versão original"? Pois eu estava enganado. O original, na verdade, é em italiano. Foi nesse idioma que a música foi gravada pela primeira vez. Cliquem aqui para ler um depoimento de Toquinho em que ele explica como a música foi criada, inclusive apontando a semelhança com a melodia de "Uma Rosa em Minha Mão", que ele e Vinicius compuseram para a trilha sonora da novela "Fogo Sobre Terra" em 1974. Pois aí está a gravação em italiano, que deu origem a tudo:



Certas canções são tão mágicas que parecem vir direto da alma de quem as compôs. Vamos continuar tentando pilotar a astronave Futuro, mesmo sabendo que nem sempre ela segue as direções que orientamos. Feliz Dia da Criança ao Iuri e a todas as crianças do mundo!