sexta-feira, outubro 08, 2010

Um ex-Beatle em Porto Alegre

No ano passado, enviei para o International Magazine uma matéria com o título acima. Obviamente, referia-me a Pete Best, baterista que antecedeu a Ringo nos Beatles. Ele se apresentou no Teatro do Sesi com a banda argentina The Beats. Mal sabia eu que no ano seguinte teríamos... Paul McCartney! Por curiosidade, republico aqui o que escrevi naquela ocasião.

Embora a banda argentina The Beats tenha um público fiel em Porto Alegre, que prestigia sua encenação quase perfeita dos Beatles, ninguém tinha dúvidas: se o Teatro do Sesi lotou na noite de 28 de março [de 2009], foi para ver Pete Best. O baterista que antecedeu Ringo na formação do quarteto de Liverpool era convidado especial dos covers portenhos. Pete já havia se apresentado em Buenos Aires no ano passado e os vídeos do YouTube mostravam-no apenas conversando e depois dançando ao som do grupo. O script foi o mesmíssimo na capital gaúcha, inclusive na parte de perguntas e respostas ("John Lennon? Um gênio. Paul McCartney? Um gênio. George Harrison? Um gênio. Ringo? Um baterista."). Só a tradução é que ficou prejudicada: "women and bars" ficou "mulheres e barras", enquanto "Rory Storm" virou, pasmem, "Rolling Stones". Mas houve uma diferença importantíssima: desta vez, Pete tocou, reprisando seu histórico desempenho em "My Bonnie". Isso fez valer o preço do ingresso.

The Beats impressionam pela semelhança incrível das vozes de seus integrantes Diego Pérez, Rubén Tarragona e Patrício Pérez com John, Paul e George respectivamente. Como se não bastasse, Diego é praticamente um sósia de John Lennon, imitando também seus maneirismos. Na bateria está Nico Natal (que, embora faça o papel de Ringo, mais se parece com George) e, nos teclados, sem nenhuma caracterização (e com certeza nenhuma similitude com Billy Preston), Esteban Zanardi. O show começa com "All You Need is Love" numa reprodução do cenário do programa "Our World", em que a música foi gravada ao vivo via satélite. O grupo se mostra com visuais de diversas fases dos Beatles, rodando vídeos durante as trocas de roupas e perucas. Em dois momentos, imitam as capas de "Sgt. Pepper's" e "Abbey Road", posicionando-se diante de painéis. Bem humorados, eles têm ainda um truque próprio e muito bem sacado: antes de "Any Time At All", Patrício avisa à platéia que prepare suas máquinas fotográficas (apesar da cada vez mais ineficaz proibição de fotos e filmagens). No breque depois do solo do meio, o quarteto fica completamente paralisado por longos segundos, como se alguém tivesse pressionado a tecla "Pause".

Antes de Pete Best entrar no palco, um vídeo exibe diversas fotos do tempo em que ele integrava os Beatles. Depois que ele conta resumidamente sua história, The Beats retornam ao palco, desta vez vestidos em couro preto como os Beatles da fase pré-Ringo. "My Bonnie" foi executada somente com Pete na bateria, mas na sequência Nico Natal voltou e os dois somaram as baquetas em "Rock and Roll Music". Infelizmente, o ex-baterista dos Beatles não recebeu os fãs que levaram discos, DVDs e até um livro para que ele autografasse. Mesmo quem esperou até o fim o viu entrar correndo na van, sem dar atenção a ninguém. Quem sabe numa próxima vez.