sexta-feira, dezembro 07, 2007

O almoço dos motoristas de táxi

Hoje peguei um táxi para voltar para casa perto do meio-dia. Percebi que o motorista conversava com os colegas pelo rádio sobre o endereço de um restaurante no bairro Moinhos de Vento. Disse que, assim que largasse o passageiro, iria para lá. Os outros começaram a pedir mais detalhes e eu fiquei curioso. Iriam todos para o mesmo lugar? Sim: iriam almoçar.

Eu não invejo a profissão de motorista de táxi. Não por qualquer preconceito, apenas porque não gosto de dirigir. Não vivo sem carro, mas dirijo apenas o necessário. Mas, naquele momento, invejei-os pela experiência inusitada de poder almoçar juntos em qualquer restaurante da cidade. E o fazem todos os dias. Um dia no Menino Deus, no outro no Moinhos de Vento, outra vez na zona norte, na zona sul, não importa. Distância, pela natureza da atividade deles, não é problema. E têm uma turma de fé que combina pelo rádio qual será o restaurante do dia. E assim vão experimentando. Aqui, ali, acolá, exploram as opções gastronômicas da cidade.

Quem labuta em outros ofícios geralmente está preso a um único bairro. As opções de almoço não são muitas. Eu trabalho no centro e já escolhi o meu restaurante de sempre. Nas poucas vezes em que tentei mudar, achei que não valeu a pena. Agora imaginem poder escolher qualquer restaurante da cidade. E ter a turma sempre junto para colocar as fofocas em dia. Bacana essa experiência.