quinta-feira, novembro 18, 2004

Good Vibrations

"I'm picking up good vibrations, she's giving me excitation..."

Já que eu falei das vibrações negativas de setembro, justiça se faça aos bons fluidos de novembro. A primavera é sem dúvida a melhor estação para se estar em Porto Alegre, com dias bonitos de sol sem aquele calor úmido e insuportável que vem depois. Hoje é um dia agradável e, pela temperatura amena que está fazendo, deve continuar assim.

Certa vez, na comunidade do Orkut sobre Porto Alegre, alguém propôs uma enquete sobre o que era melhor na cidade. Alguns citaram o pôr-do-sol e um engraçadinho lembrou que isso tem no mundo inteiro. Claro que tem! Mas a capital gaúcha, por sua localização geográfica e condição atmosférica, tem uma luminosidade diferente, ímpar, que não se vê em qualquer lugar. Isso é confirmado por quem morou fora daqui.

Hoje acordei atrasado, tropecei ao subir no ônibus e fiz um esforço quase britânico para manter a fleuma após bater com a perna no degrau. Ainda está doendo um pouco. Mas estou bem disposto. Esta brisa que entra pela janela o pouco de sol que consigo enxergar parecem sinalizar que as coisas vão melhorar. Eu quero acreditar nisso.

Ontem à noite eu estava olhando o DVD com o histórico show dos Beach Boys em Kneboworth, na Inglaterra, em 1980. Não foi apenas um dos últimos shows com a formação completa, foi um raro momento registrado em vídeo em que todos os integrantes se apresentaram juntos. O líder Brian Wilson, que por tanto ficou longe dos palcos, não consegue esconder o nervosismo em seus olhos assustados. O baterista Dennis Wilson, o único dos Beach Boys que realmente surfava, parece estar meio fora do ar. Quando toca, agride os tambores com uma energia impressionante. Mas o clima em geral é positivo. E ao final eles cantam "Good Vibrations".

Dennis e Carl Wilson já se foram. O gênio Brian se recuperou e esteve recentemente em São Paulo. Os gaúchos não puderam vê-lo, mas temos um consolo. As boas vibrações, pelo menos, estão aqui, em Porto Alegre. Espero que continuem.