sábado, outubro 23, 2004

Formigas & Cia.

Todo o mundo sabe que, onde houver sujeira mal lavada de doce ou açúcar, aparecerão formigas. Eu só queria saber duas coisas: 1) De onde elas vêm? Mas o que mais me intriga: 2) Como elas ficam sabendo? Pode observar: sua casa pode estar limpinha, sem o menor sinal de formigas por perto. É só você deixar alguma superfície "melada", que logo elas aparecerão. Como se surgissem por geração espontânea.

Não acredito que elas tenham um olfato apuradíssimo. Deve ser outra coisa. Algum "formigo" mais esperto fica à espreita para ver quando você sai de casa. No momento em que você gira a chave na fechadura ele dá o sinal: "tá liberado!". Em seguida, dois ou mais "formigos" partem em missão para uma rigorosa prospecção de açúcar em sua casa. Quando encontram, um deles volta para avisar. O outro permanece no local para qualquer emergência. E logo surge o batalhão para alimentar-se do seu descuido.

Mas falta a outra pergunta: de onde elas vêm? Do formigueiro, é claro. Mas onde ele fica? Com certeza não é aquele mesmo em que você pisou por acidente no último verão. Elas devem ter um design bem mais complexo e adaptável de formigueiro sobre o qual nada se sabe ainda. Digamos, um posto avançado. Do contrário, não encontrariam o melado do seu apartamento tão depressa. Para descobrir esse moderno formigueiro, você teria que dar um jeito de seguir uma formiga sem que ela percebesse e conseguir entrar no mesmo buraco que ela. Eu, fora de forma como estou, não passaria. É melhor tentar subornar alguma delas para que revele a localização exata do esconderijo.

Outro problema que tenho no meu apartamento é traças, daquelas prateadas, que querem devorar meus livros antes de mim. Estou tentando uma técnica ecologicamente correta para eliminá-las. Tomara que funcione. Simplesmente, instruí a faxineira para que não mate as lagartixas que encontrar. Ontem mesmo vi uma no local exato em que esperaria que estivesse, atrás da prateleira dos livros. Só olhei pra ela e pensei: é isso aí, seja bem-vinda e coma todas as traças!

A propósito, qual é o predador natural das baratas? Se forem ratos, prefiro o velho e bom Detefon.