quarta-feira, janeiro 31, 2024

Janeiro, o mês do temporal

A história, quem diria, se repete. Em janeiro de 2016, tivemos um temporal devastador em Porto Alegre, que derrubou árvores, postes, telhados e deixou a cidade sem luz. Daquela vez foi no dia 29, às 22 e 30. Pois agora foi no dia 16, mais ou menos no mesmo horário. Se bem lembro, olhei para o relógio e eram quase 22 horas. 
Tirei estas fotos no dia seguinte, 17, aproximadamente às 13 horas. Os dois trechos ficam entre a Gonçalves Dias e a Erico Verissimo. As duas fotos acima foram na Rua Barão do Triunfo. As três abaixo, na Caldwell.
Uma vizinha opinou no Facebook que o temporal de 2016 foi mais agressivo. Com relação ao nosso bairro, o Menino Deus, não tenho dúvidas. Deixarei o link abaixo para as fotos que tirei naquela ocasião. Até um relógio/termômetro digital de rua, próximo ao Shopping Praia de Belas, literalmente se curvou diante da ventania. Mas, pelos relatos que tive do que ocorreu no restante da cidade, vejo que este não ficou muito atrás. E desta vez com o agravante de a Equatorial, que assumiu em 2021, não ter conseguido restabelecer o fornecimento de energia elétrica em tempo hábil. Muita gente perdeu seus mantimentos no freezer. 
Assusta-me a ideia de que incidentes como este possam se tornar recorrentes em Porto Alegre, mas acho que teremos que nos acostumar com isso. E estarmos preparados. Eu sempre tive um certo receio de dirigir na iminência de temporal, pois agora fico mais temeroso ainda. Por sorte, nas duas vezes, eu estava seguro em casa. 
Leia também: Caos em Porto Alegre (o temporal de 2016)