domingo, abril 13, 2025

Os 50 anos de "Loki?" - agora, sim!

Neste ano de 2025, comemoram-se os 50 anos do LP "Loki?", antológico trabalho solo do Mutante Arnaldo Baptista. No entanto, a maioria antecipou a celebração. Saíram várias matérias no ano passado registrando de forma adiantada o meio século do disco. E por uma razão muito simples: confiaram na data constante no rótulo, como se vê abaixo.
Em princípio, não há por que duvidar de uma informação que é impressa num disco à época de seu lançamento. Mas às vezes ocorriam atrasos, resultando numa defasagem entre a data indicada no selo e o momento em que o vinil chegava às lojas. Aconteceu com "Em Mar Aberto", do gaúcho Fernando Ribeiro, que só começou a ser vendido em 1977, embora tenha sido "carimbado" 1976. Pois é o mesmo caso de "Loki?". O lote não deve ter sido concluído a tempo para as vendas de Natal de 1974, então a gravadora achou melhor segurá-lo para bem depois das férias de verão e do Carnaval.
Aqui, um trecho do livro "Balada do Louco", de Mario Pacheco (não é meu parente), publicado em 1991.
Crítica de Tárik de Souza para a Veja. O texto não está completo, mas o importante, aqui, é verificar a data ao pé da página.
A resenha da revista Pop. Também consta a data para verificação (cliquem para ampliar). Observem que o lançamento foi praticamente simultâneo ao do primeiro disco solo de João Ricardo, dos Secos e Molhados. Essa casualidade não escapou aos críticos, na época: dois criadores de grupos lendários do rock brasileiro estreando como solistas ao mesmo tempo. Um detalhe que deveria ser lembrado até hoje, mas que se perdeu com a confusão causada pela data do rótulo do LP de Arnaldo.
Crítica de Okky de Souza na Tribuna da Imprensa de 1º de abril de 1975 (apesar da data, podem confiar nas informações). Por fim, sou informado pelo jornalista carioca Ricardo Schott de que o LP entrou na discoteca da Rádio Gazeta (referência usual para confirmação de datas de lançamento) em 26 de março de 1975. Logo, não há dúvidas. "Loki?" foi concebido em 1974, mas veio ao mundo mesmo no ano seguinte. Portanto agora é o momento certo para comemorar os seus 50 anos. 


Esta é uma versão revista e atualizada de uma postagem feita em 2015. Agradecimento a Alex Alberto e Márcio Aquino pelas imagens cedidas.