O Rio Grande do Sul, por sua posição geográfica, está sujeito a correntes alternadas de frio e calor. Geralmente a primeira queda de temperatura acontece em abril. É quando a gauchada diz: "Nossa, este ano o inverno vai ser brabo!" "Se já está assim agora, imagina no inverno!" Depois o calor volta, geralmente em maio. Disso todos lembram: é o famoso "veranico de maio" que citei acima. E vem o frio de novo. Mas quando retorna o calor em julho, todos ficam surpresos. "A troco de que este veranico fora de época?"
Também não teve "veranico de julho" em 2007. Lembro de uma matéria na Zero Hora que começava mais ou menos assim: "Não, não é só impressão sua. Este inverno realmente está mais frio do que os anteriores." Até pode ser que tenhamos calor em algum dia de agosto. Aí será "veranico de inverno". Mas o que eu costumo anunciar todos os anos é o de julho. De vez em quando ele tem que falhar, para que os gaúchos o apaguem da memória e continuem se surpreendendo quando acontece. Aqui, a foto que publiquei em 24 de julho do ano passado. O "veranico de julho" tardou, mas veio. Neste ano, ele me deixou só na expectativa.
P.S.: No dia seguinte, 1º de agosto, passei por esse termômetro da foto acima às 13 e 30 e ele marcava exatamente a temperatura aí mostrada, 32 graus. Então não tivemos veranico de julho, mas tivemos um dia de veranico de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário