terça-feira, julho 13, 2021

Dia Mundial... da Pedra?

Hoje, 13 de julho, é o Dia Mundial do Rock. Ou assim pensamos nós, brasileiros. Sim, porque esta comemoração, apesar da qualificação de "mundial", só acontece no Brasil. De acordo com o respectivo verbete da Wikipedia, é uma homenagem ao histórico evento Live Aid, realizado nesse dia em 1985. Phil Collins, o único artista a se apresentar na Inglaterra e nos Estados Unidos atravessando o Atlântico via Concorde, teria dito que gostaria que aquele fosse considerado o "dia mundial do rock". A partir desse gancho, duas rádios paulistanas, a 89 FM e a 97 FM, começaram a mencionar a data em sua programação nos anos 1990. E assim o nome foi "pegando". 

Mas, como sempre ocorre nesses casos, existem os teimosos que relutam em ver suas crenças destruídas ("esse texto é do Verissimo, sim", "o Kiss copiou os Secos e Molhados, sim", "Quintana foi expulso do Majestic, sim, eu lembro" e assim por diante). E insistem que 13 de julho é deveras o Dia Mundial do Rock. Por uma questão de justiça, decidi dar uma pesquisada. E, de fato, encontrei um site da Irlanda registrando a data com orgulho, dizendo ser o irlandês Bob Gedolf, organizador do Live Aid, o responsável pela comemoração.

Lancei a questão no Facebook. O músico gaúcho Ricardo Carvalho, também conhecido como Ricardo Soares, vencedor do Festival da Globo do ano 2000 com "Tudo Bem Meu Bem", opinou: "Eu suporia que algum estudante [brasileiro] de inglês fazendo intercâmbio na Irlanda deu a dica pro editor do site de rock irlandês". Pode ser. Com efeito, são raríssimas as ocorrências citando o Dia Mundial do Rock em inglês e quase todas postadas por brasileiros.

Mas, em meio às pesquisas, também apareceram resultados bastante curiosos: menções a um "International Rock Day" que seria, na verdade. o Dia Internacional da Pedra! Sim, "rock" em inglês também quer dizer pedra ou rocha. Nesta página aqui, por exemplo, encontramos uma extensa descrição da importância das pedras em nossas vidas e sugestões de como celebrar o dia delas. Um detalhe que chama a atenção é a observação de que "não há uma ocasião em especial que tenha tornado o 13 de julho o Dia Internacional da Pedra". Mais uma vez, Ricardo Carvalho aventou uma hipótese bastante plausível: de tanto os brasileiros espalharem o "International Rock Day" pela Internet, ele acabou sendo descoberto por algum pesquisador de datas importantes para algum site. E a partir daí esse pesquisador já "viajou" na ideia, como se vê no endereço indicado.

Por fim, Ricardo lembra que, em inglês de verdade, não se usa o termo "rock" como substantivo isolado para designar o gênero musical. É sempre "rock and roll" ou "rock music". Por isso o "International Rock Day" inventado pelos brasileiros acabou sendo entendido como "Dia Internacional da Pedra" pelos estrangeiros. Engraçado mesmo vai ser se essa data comemorativa se consagrar em nível mundial, com organizações de feiras, exposições, palestras e outros eventos de grande porte. E se alguém achar a explicação de que se originou de um mal entendido a partir de uma comemoração de "rock music" realizada somente no Brasil, outro poderá dizer: "Ah, essa história é muito fantasiosa, deve ser lenda urbana". 

3 Comments:

Blogger Rica Soares said...

Perfeito, Emilio!

6:39 PM  
Blogger José Elesbán said...

Grande Emilio!

7:35 PM  
Blogger José Elesbán said...

Maior que qualquer Ebatata (desculpe, não pude evitar de pensar! :D )

7:36 PM  

Postar um comentário

<< Home