sexta-feira, junho 29, 2007

Dicas

Hoje é sexta-feira, mas que cerveja, que nada. Tenho coisas mais interessantes para fazer. Aliás, nem sei se vou ter tempo para todas.

Sabe aquele amigo ou conhecido que canta bem e você acha que deveria pelo menos tentar uma carreira artística? Pois hoje tem o show dos "Rock Fevers" às 23:30 no Abstratus Bar, Rua Otávio Correa 35, na Cidade Baixa. No sentido centro-bairro, são duas ruas antes da Venâncio Aires. Nunca vi o grupo tocar, mas estou curioso para conferir a performance de Fernando Bassols, filho de colegas meus. Já ouvi uma fita do rapaz cantando e parece ser muito bom.

No sábado tem mais música. A cantora Denise Tonon, depois de mais de 15 anos fora de Porto Alegre (morou um tempo em São Paulo, depois em Portugal), está de volta. Ela vai se apresentar no sábado às 17 horas na Livraria Cultura, no Bourbon Country. O ingresso é um quilo de alimento não perecível. É a chance de ouvir o que a Denise anda fazendo depois de tanto tempo. Um dos locais onde ela costumava se apresentar em Porto Alegre já nem existe mais: era o Porto Velho, na Andrade Neves. Virou um estacionamento a céu aberto.

Por fim, também no sábado, não sei se vou ter tempo, mas adoraria dar uma passada em um dos cinemas da Casa de Cultura Mario Quintana e rever um dos filmes da minha infância: "Teixeirinha a Sete Provas". Sem dúvida a sessão deverá atrair pesquisadores e entusiastas do cinema gaúcho por um motivo: por muito tempo acreditou-se que não existiam mais cópias do filme. O livro "Teixeirinha e o Cinema Gaúcho", de Miriam de Souza Rossini, afirma: "...não existem cópias em vídeo e as em película estão improjetáveis". A nota de rodapé completa: "Tampouco existem matrizes de reprodução e os negativos originais estão em péssimo estado". Tudo isso para justificar o fato de a autora não ter assistido ao filme. Mas na recente produção "O Homem Que Copiava", de Jorge Furtado, filmada em Porto Alegre, há uma cena em uma locadora de vídeo em que o televisor mostra Teixeirinha saltando da Ponte do Guaíba. É talvez a cena mais lembrada de "Teixeirinha a Sete Provas". Agora está aí uma nova sessão. De onde terá saído essa cópia? Estará em bom estado?

Um dos que confirmava a inexistência de cópias sobreviventes era o assistente de direção Aníbal Damasceno Ferreira, que foi meu professor na Famecos. Numa das muitas longas conversas que tivemos ao nos encontrarmos por aí, ele tinha curiosidade de saber o que eu lembrava do filme. Comentou também que era curioso como as pessoas da minha geração haviam curtido Teixeirinha na infância e citou Carlos Gerbase (que também foi aluno de Aníbal e até hoje é grato ao mestre) como outro que também tinha assistido aos filmes do cantor. Meu argumento foi o de que não havia muitos filmes "censura livre" naquela época e tínhamos que aproveitar todos. O professor de literatura Carlos Appel afirma que "Teixeirinha a Sete Provas" tem seu enredo inspirado na lenda da Salamanca do Jarau. Falei sobre isso para o Aníbal, mas ele disse não saber de nada a respeito.

Aguardem para breve, talvez até já no domingo, as "googladas incautas" de junho. As pessoas continuam abrindo o coração para o Google.

quarta-feira, junho 27, 2007

Ejetando tertúlias

Ainda estou aqui. Completamente, sem tempo, mas estou.

Hoje comprei uma coletânea do Air Supply. Estava por oferta. Eu nem lembrava de quantos sucessos esse grupo tinha tido nos anos 80. Quase todas as músicas são conhecidas e uma é mais melosa do que a outra: "Every Woman in The World", "The One That You Love", "All Out of Love", "Making Love out of Nothing At All", "Even The Nights Are Better", "I Can Wait Forever"... A melhor de todas na minha opinião é "Lost in Love", que tem um clima mais sutil e não tão açucarado. Com tanto "love" nos títulos o CD só poderia se chamar... "Love Songs".

Lembram de uma foto que publiquei
aqui, onde apareço no que parece ser uma capa da revista americana (agora novamente sendo publicada no Brasil) Rolling Stone? Pois no álbum do meu amigo Marcelo Fróes (editor do International Magazine) no Orkut, ele aparece numa capa semelhante. Conferindo as datas, confirmamos que estamos segurando a mesmíssima guitarra. Incrível, não? A minha foto foi tirada em setembro de 1990 e a dele, em abril de 1991, em Orlando, Estados Unidos. Cada um foi artista de um ano diferente. E só nos conheceríamos em 1995 (pessoalmente em 1997).

Quem encomendar o DVD "Kissology Vol. 1" do Kiss a partir de agora já não leva o DVD bônus. Sem dúvida, uma perda para quem é colecionador. Em compensação, vem aí o "Kissology Vol. 2" incluindo o histórico show no Maracanã em 1983 (o último antes de tirarem a maquiagem) além do filme "Kiss Meets the Phantom of The Park" e outras. E a primeira leva vai ter DVD bônus também.

No embalo do show do Alice Cooper - o que eu não vi, pois ele acabou cancelando a vinda a Porto Alegre - comprei a autobiografia "Alice Cooper, Golf Monster". Eu já sabia da existência desse livro, mas não me interessei porque achei que fosse sobre golfe, pelo título. É também, mas na verdade fala mais sobre a carreira do roqueiro. Isso me lembra quando o grego Demis Roussos publicou um livro intitulado "A Question of Weight", onde contava como conseguiu emagrecer. A obra foi recomendada também aos fãs do cantor por conter diversas informações sobre sua vida artística, incluindo o começo com o Aphrodite's Child. No caso desse livro, os dois assuntos me interessam. Eu encomendei usado e dentro veio uma folha com anotações de receitas. Provavelmente o dono anterior emagreceu, depois vendeu o livro. Espero que não esteja arrependido agora. Em tempo: não pretendo seguir a dieta de Demis Roussos. Já tenho a minha. Se der certo, escrevo um livro depois, também.

A propósito, espero que tenham percebido que "ejetando tertúlias" é o mesmo que "jogando conversa fora". Agora há pouco eu estava escutando "acalanto para bovinos" - também conhecido como "música pra boi dormir".

Boa noite (epa!).

terça-feira, junho 26, 2007

Revoltante

Acho que vocês, assim como eu, ficaram enojados com o depoimento do pai de um dos rapazes que agrediram covardemente uma empregada doméstica no Rio de Janeiro. "Os pais não têm culpa. Eles são crianças, estão cursando faculdade, não devem ficar presos." Ah, sim. Pobrezinhos. Eles têm família, têm dinheiro, têm estudo. São "gente bem". Não são marginais. A vítima supõe que eles imaginaram que ela fosse uma prostituta. Não sabiam que era uma doméstica. Se foi isso mesmo que ocorreu, lembra o caso daqueles outros jovens que atearam fogo a um índio que dormia ao relento em Brasília e depois se explicaram: "Pensamos que fosse um mendigo..."

Eu sei que não é fácil ser pai. Faça o que se fizer, sempre fica a sensação do erro. No caso, meu filho é uma menino autista, nasceu com a bênção de ser sempre criança. Cabe a nós, os pais, garantir que sua eterna infância seja respeitada. Feita essa ressalva, a lembrança que tenho de meu pai é a de que ele protegia seus filhos incondicionalmente, mas jamais tolerava que cometessem deslizes graves. A proteção vinha acompanhada de uma reprimenda severa. E perante os outros o erro era admitido.

Até posso dar o benefício da dúvida à defesa de que "os pais não têm culpa". Têm e não têm. Cada caso é um caso, errar é humano, diz-me com quem andas e te direi quem és, blá blá blá. Ditados não faltam que se apliquem ao caso. Mas acho que o mínimo que se pode esperar numa situação dessas é que se assuma o erro. Recordo de outro episódio em que uma gangue matou um menino em um balneário gaúcho. Os pais ficaram numa situação constrangedora, fizeram tudo para defender seus filhos, mas não lembro que em algum momento tenham dado declarações como a que se ouviu ontem.

Queremos justiça. Será que é pedir muito?

domingo, junho 24, 2007

Desencalhe de estoque

É impressionante a quantidade de foguetes que os gremistas estão soltando pela vitória contra o Inter. É o encalhe do estoque que tinham feito para a Libertadores que está sendo aproveitado.

sábado, junho 23, 2007

Relaxa e goza

Hoje à tarde o repórter da Globo disse que, no Aeroporto de Cumbica, a situação de reserva de passagens e emissão de bilhetes estava normal, só havia problemas no embarque. Então tá, né? Já está quase tudo regularizado, só falta sanar um pequeno detalhe. Estão reclamando do quê?

P.S.: Nada a ver com o assunto, mas pesquisei no Google o nome desse torcedor argentino que postou um comentário e constatei que ele deve ter passado um dia inteiro, ou talvez vários, postando mensagens semelhantes em sites brasileiros. Mas tudo bem, a gente entende. Não deve ser fácil ser vizinho de um país que já foi cinco vezes campeão da Copa do Mundo e já teve dois jogadores atingindo a marca de mil gols.

sexta-feira, junho 22, 2007

Era um garoto que como eu...

...amava os Beatles, os Rolling Stones e os Incríveis. Eles se apresentaram sexta-feira, dia 22, na Reitoria da UFRGS, em Porto Alegre. Na verdade foi um show coletivo com a participação de Almir Bezerra, ex-Fevers. Sábado tem de novo em Santa Maria. Breve mais detalhes no Portal da Jovem Guarda.
Com o baterista Netinho.
Com o baixista Nenê.
Com o saxofonista e tecladista Manito.

quinta-feira, junho 21, 2007

Ainda o jogo

Não que sirva de consolo para os gremistas, mas precisar de uma vitória, digamos, "qualificada" numa final quase sempre resulta em desastre. A pressão psicológica é muito grande, o time se abre e a tranqüilidade do adversário acaba se impondo. Lembro de dois casos. No primeiro, o favorecido foi justamente o Grêmio. Na final do Brasileirão de 1981, o tricolor gaúcho havia vencido o São Paulo por 2x1 na primeira partida no Olímpico. O time paulista precisava vencer por diferença de dois gols no Morumbi para ser campeão. A torcida local estava confiante. Resultado: vitória do Grêmio por 1x0.

Já no outro caso, quem se deu mal foi o Inter. Em 1988, perdeu de 2x1 para o Bahia na primeira partida, em Salvador. Não recordo da fórmula do Campeonato, mas lembro bem que uma vitória do Inter no segundo jogo levaria a uma prorrogação. Mas nós, colorados, parecíamos tão certos disso que um jornal da RBS TV chegou a anunciar a matéria para depois dos comerciais com uma frase mais ou menos assim: "Serão 120 minutos de pura emoção!" Ou seja, nem se cogitava a hipótese de não haver prorrogação. Pois não houve. O jogo terminou em 90 minutos com placar 0x0 e o Bahia sagrou-se campeão em pleno Beira-Rio.

Só lamento não ter anotado a placa de um carro que vi passar na Rua Jerônimo de Ornellas na noite de 6 de agosto de 1980. Eu e alguns amigos estávamos em um dos barzinhos do local, acho que o Arcabuz, quando o automóvel passou coberto numa enorme bandeira do Grêmio, buzinando sem parar. Eu deveria ter investigado o nome do motorista. Ele estava festejando a derrota do Inter para o Nacional de Montevidéu na final da Libertadores. Quem quer que tenha sido, tomara que esteja sofrendo bastante agora. Esse merece.

quarta-feira, junho 20, 2007

Eclético

Nesta semana eu e um amigo que, como eu, é fã dos Bee Gees, fizemos uma troca. Eu tinha uma gravação em DVD que interessava a ele, então ele me enviou a lista do acervo dele, eu escolhi um item e gravamos um o que interessava ao outro. Acabei escolhendo um show dos Bee Gees, mesmo, mas a relação incluía também A-ha, Abba, Andrea Bocelli, Art Garfunkel, Barry Manilow, Carly Simon, Carpenters, Chicago, Chris de Burgh, Christopher Cross, Daryl Hall and John Oates, Donna Summer, Duran Duran, Elton John, Erasure, Madonna, Rod Stewart, Sarah Brightman, Simply Red, Tears for Fears, Whitney Houston e outros. Quando nos encontramos pessoalmente para efetivar a transação, ele perguntou se nada mais na lista dele havia me interessado, pois o gosto dele era "bem eclético".

Eclético?

Examinem rapidamente os nomes acima. Vocês acham que os artistas citados configuram ecletismo? Data venia, não concordo. Ainda que alguns possam argumentar que Barry Manilow não é a mesma praia de Rod Stewart que por sua vez difere de Donna Summer, vejo os diferentes estilos acima como pertencendo a uma mesma categoria: pop comercial. Dá perfeitamente para imaginar uma rádio tocando esse tipo de música. A Antena 1, por exemplo. A Continental FM. É um perfil bem definido de ouvinte. Conheço várias pessoas que se enquadram.

Imagino que o que leva meu amigo a se julgar eclético é a presença cada vez mais marcante na Internet de "fãs de um ídolo só", como citei em outro post abaixo. Se comparado aos "fãs torcedores" que só ouvem Bee Gees, por exemplo, o gosto dele é bem diversificado. Ele é um cara que não se aliena, não fica ouvindo sempre o mesmo artista. Dentro do vasto universo da música, ele escolhe o que mais lhe agrada. Mas sem bitolação. É o tipo do sujeito que jamais dirá que gosta de determinada música "apesar de ser da Carole King", como já vi um fã escrever num grupo de discussão dedicado a outro ídolo. A pessoa em questão estava praticamente se desculpando por ouvir outros artistas.

Vejam bem: não acho que haja nada errado em gostar de um só estilo de música. Isso, aliás, é o mais comum. Gosto é gosto. Não concordo é com a postura radical de alguns fãs que literalmente vestem a camisa de seus ídolos e fecham seus olhos (e ouvidos) para os demais. Mas ter predileção por um gênero musical é absolutamente normal. Só que a minha definição de eclético é um pouco diferente. Querem um exemplo? Em minha coleção de CDs vocês encontram Frank Sinatra, Sex Pistols, Agnaldo Rayol, Iggy Pop, Moacyr Franco, Monkees, Bee Gees, Pink Floyd, Platters, Conjunto Farroupilha, David Bowie, Abba, Walter Franco, B.J. Thomas, Yes, Barry Manilow, Mutantes, Alice Cooper, Billy Vaughn, Michael Jackson, Demis Roussos, Uakti, Johnny Mathis, Engenheiros do Hawaii, The Who, 5th Dimension, Nei Lisboa, Culture Club, Renato e Seus Blue Caps, Spinners, Soundgarden, Nélson Coelho de Castro, Fevers, Genesis, Roberto Carlos, Hanson, Bebeto Alves, Stevie Wonder, Journey, Asia, Boca Livre, Blue Magic, Jerry Adriani, Madonna, Ronnie Von, Kraftwerk, Beatles, Elizeth Cardoso, Charly Garcia, Almôndegas, Nat King Cole, Rita Pavone, Queen, Hermes Aquino, Glen Miller, Devo, Led Zeppelin, Elis Regina, Four Freshmen, Adriana Calcanhoto, Kiss, Diana Pequeno, The Mamas and The Papas, Iracundos, Rush, Kleiton e Kledir, Rammstein, Nara Leão, Beach Boys, Wilson Simonal, Carpenters, Rumo, Television, Chico Buarque, Elton John... Entenderam agora o que eu considero ser eclético?

Tenho outro amigo que é "não-eclético" no extremo oposto do que citei acima. Ele só ouve som "cabeça", desses que a crítica mais elitista aprovaria. Igualmente, alguns poderiam discordar ao ver que ele tem em seus CDs títulos tão diversos quanto Roberto Carlos dos anos 60, Bob Dylan e Jimi Hendrix. Não importa: também é um perfil bem definido de ouvinte, do tipo Ipanema FM. Para mim, o verdadeiro eclético é o que mistura não apenas estilos mas também modismos, conceitos e rótulos.

terça-feira, junho 19, 2007

Jogo

Acho que o Grêmio perdeu de 3 a 0 do Boca Juniors de propósito, para que o segundo jogo tivesse mais dramaticidade. Agora a expectativa é quase tão grande quanto a da final do Mundial, no ano passado. Aquela que o Inter ganhou.

É hoje! Que vença o melhor. Mas por uma diferença de no máximo dois gols.

Bandeira de secador

Hoje lamentei não estar com minha máquina fotográfica no centro de Porto Alegre. Estavam vendendo uma bandeira metade do Inter, metade do Boca Juniors. Uma bandeira de secador específica para o jogo de amanhã. Deu vontade de comprar só pra guardar como curiosidade e mostrar daqui a 20 anos aqui no blog.

segunda-feira, junho 18, 2007

Fanatismo

Querem ver como os "fãs de um ídolo só" ou "fãs torcedores" são todos iguais? Confiram no Orkut:

Abba
Bee Gees
Bee Gees (2)
Engenheiros do Hawaii
Kiss
Monkees

Esses foram só os exemplos que eu encontrei por acaso. Procurando, apareceriam outros com certeza. Adoro todos esses grupos que citei, mas paranóia, não, gente!

Profissões malditas

Houve uma época, no início dos anos 90, em que Hollywood começou a investir num novo gênero de filme: o das profissões detestadas. Por exemplo: você não gosta de advogado? Acha que é uma classe inescrupulosa, ardilosa, sempre querendo levar vantagem? Então "Uma Segunda Chance" ("Regarding Henry"), de 1991, é recomendado para você. Harrison Ford faz o papel de um advogado frio, sisudo e sem coração, bem o tipo que você adora odiar. Até que leva um tiro e perde a memória. À medida que vai voltando a si, torna-se outra pessoa. É como se a bala tivesse atingido justamente a parte do seu cérebro que inibe os sentimentos nobres. A mudança é tão radical que o personagem de Ford, ao final, humildemente pede desculpas a uma senhora a quem prejudicou com seu trabalho.

Ou você tem implicância com médicos? Julga-os mercenários, insensíveis e sem tato para lidar com os pacientes? Então terá orgasmos múltiplos com "Golpe do Destino" (The Doctor), também de 1991. William Hurt vive um cirurgião debochado, que trata seus pacientes com descaso e ironia. Mas o castigo o aguarda: ele descobre que está com câncer na garganta. Pronto: para deleite da platéia cheia de gana, o feitiço vira contra o feiticeiro. Ele conhece o que é ser paciente e enfrentar os mesmos problemas das pessoas que atendia. O final é quase tão forçado e patético quanto o de "Uma Segunda Chance": os enfermeiros e demais médicos são obrigados a passar por uma temporada como pacientes, para sentir na pele o que os enfermos têm que enfrentar.

Não sei se essa tentativa de gênero vingou. Nunca mais vi nenhum outro filme com o mesmo tema. Mas, se fosse no Brasil, outras profissões seriam visadas. Por exemplo: tem gente que vive falando mal de professor. Eu, particularmente, tenho uma admiração imensa por essa classe heróica e perseverante. Ganham mal, mas amam o que fazem. Ajudam a construir o futuro da nação com seus ensinamentos. E ainda há quem, num misto de cegueira e ingratidão, não perceba isso. Se Hollywood fosse aqui, já teriam produzido algum filme onde o professor seria punido por sua severidade ou despreparo.

Os políticos são um caso à parte. Viraram bode expiatório para todos os problemas do país. Tudo é culpa dos políticos. No tempo das eleições indiretas, as queixas até seriam pertinentes. Mas hoje eles são todos escolhidos por nós. São nossos representantes. Nós, eleitores, podemos colocá-los e tirá-los a cada nova votação. Portanto, acho questionável condenar "os políticos", de forma genérica. Eles, como qualquer outro profissional, têm que trabalhar bem. Mas se o país vai mal, acho que todos têm sua parcela de culpa. Inclusive os eleitores.

Por fim, chegamos aos funcionários públicos. Houve quem achasse que eu era um deles quando publiquei o comentário "
Ganhar bem é pecado". Já vi gente sair de lista de discussão por sentir-se atingido por críticas ao funcionalismo. Falar mal de funcionário público é o passatempo preferido de muitos desocupados. E, no entanto, nesta semana a Veja publicou uma matéria de capa dizendo que o Brasil voltou a ser o país dos concursos públicos. Na minha opinião, nunca deixou de ser. O que aconteceu em determinada época foi uma ilusão com as chamadas "profissões do futuro" do momento. Passada a euforia inicial, as expectativas não se confirmaram. Vira e mexe, chegou-se à conclusão de que, num mercado de trabalho como o do Brasil, o emprego público ainda é uma ótima opção.

E assim existem outras profissões malditas e discriminadas. Mas um dia podemos precisar delas e até precisamos. As únicas atividades que eu abomino são as ilegais. De resto, não vejo por que essa perseguição, esse ranço, esse desprezo por profissões perfeitamente legítimas. Meu pai um dia disse que os homens só se distinguem pela honestidade. Seguindo a linha de raciocínio dele, diria que não existe uma profissão mais nobre do que outra. Todo o trabalho honesto deve ser respeitado, seja de um advogado, médico, professor, político ou funcionário público. Devem-se atacar os casos ilícitos, mas não as profissões a priori.

sábado, junho 16, 2007

Esperança gremista

Nessa semana que passou o boy que trabalha em meu setor estava comentando sobre a final da Libertadores. Em princípio, ele disse que concordava que seria muito difícil o time dele, o Grêmio, vencer o Boca por uma diferença de três gols ou mais. Mas deixou escapar: "Mas se ganhar..." E fez uma expressão de expectativa, como quem guarda uma carta na manga. Uma carta, não: um baralho inteiro. Um arsenal de fogos de artifício pronto para ser detonado nos ouvidos dos colorados que agora riem da agonia gremista.

Eu sei a raiva que causa a tal "flauta antecipada". Dá uma gana incrível de frustrar as previsões de quem canta vitória antes do tempo. E é isto que os gremistas estão sentindo agora. Para consumo externo, dizem saber que o time não tem chances. Que a Libertadores já está perdida. Mas todos, sem exceção, guardam uma esperança secreta. E em cima dela, já construíram seu sonho completo do princípio ao fim. Já imaginaram todos os detalhes da vitória heróica. Uns devem prever que o Grêmio vai vencer por 3 a 0 e levar a partida para a prorrogação. Depois, os pênaltis. No último tiro, o goleiro vai salvar o título. Outros acham que será 4 a 0 mesmo, de forma arrasadora. Talvez mais. A glória gremista já está devidamente ensaiada na cabeça de cada torcedor.

Mas nada causa mais ansiedade na torcida tricolor do que o que vão fazer depois da conquista. O que vão dizer a cada colorado que debochou deles na semana anterior. Esse discurso, sim, já está bem decoradinho. Bem como a roupa que irão usar, os e-mails que vão enviar, as bandeiras que levarão para o trabalho, enfim, todo o ritual da doce vingança. Não, os gremistas não desistiram. Não nos iludamos. Não só eles têm esperança, como já planejaram todos os detalhes da celebração. Assim como o boy, muitos devem estar resmungando pelos cantos, bem baixinho: "Eles vão ver..."


Vai ser uma partida bonita.

quinta-feira, junho 14, 2007

Diversos

Hoje meu colega Nailor Nestor me disse que tinha duas idéias para que eu colocasse no meu blog. Primeira: o Papa Bento XVI deve vir a Porto Alegre para uma cerimônia de beatificação, pois acontecerá um milagre no Estádio Olímpico. Segunda: embora o Grêmio seja bom marido, pois não come ninguém fora de casa, vai precisar de muito Viagra para dar 4 numa noite! Detalhe: ele é gremista. Está levando na esportiva. Vai ser interessante ver como o Grêmio se comporta precisando vencer por uma diferença de 4 gols.

-*-
Finalmente estou assistindo ao DVD com o seriado "Batman" de 1943, com Lewis Wilson no papel principal. Eu já conhecia algumas cenas de uma versão condensada em vários rolos de filme 8 e Super 8, sem som, com legendas, mas essa edição em DVD está completa, com todos os 15 episódios. Batman enfrenta o terrível Dr. Daka, vilão japonês que comanda uma espécie de máfia nipônica (era a época da Segunda Guerra...). Ele tem em seu laboratório uma série de aparelhos avançadíssimos para a época, cheios de luzinhas e efeitos curiosos. Ainda não cheguei na metade e nem pretendo ver tudo hoje, mas lembro que há uma cena nesse seriado que depois foi copiada na série de 1966 com Adam West: quem assistiu ao primeiro confronto do Batman televisivo com a Mulher-Gato? Recordam das paredes com pontas que se fechavam como se fossem esmagar o herói enquanto a vilã observava tudo de um monitor? Pois há uma cena idêntica nesse antigo seriado, exceto que o algoz é o Dr. Daka. Foi o ator que viveu o mordomo Alfred nessa primeira produção que serviu de modelo para os gibis. Em sua primeira aparição nos quadrinhos, Alfred era gordo e sem bigode. O ator do seriado inspirou a mudança para o visual clássico do personagem.
-*-
Admiro quem tem tempo e paciência para disponibilizar toneladas de mp3 em blogs e no Orkut. Eu, além de não dispor de muito tempo, sou contra a pirataria. Não é nem uma questão de honestidade: eu acho a pirataria de música uma "chinelagem" das brabas. Tira todo o charme de colecionar música. É como ler um livro sem capa. No entanto, às vezes me esqueço de que sou minoria nessa mentalidade e ingenuamente comento sobre algum item de minha coleção. Pronto: logo aparece um desconhecido pedindo cópia. Ou então para que eu disponibilize em mp3. Haja tempo para isso. Não levem a mal, mas não vou fazer. Além de ser contra meus princípios, transtorna completamente a minha rotina. Troca de material inédito eu faço com prazer, mas fornecer cópias de CDs oficiais, ah, me perdoem: não é comigo. Dou todas as dicas de como conseguir o original, mas não me peçam cópia.
-*-
Eu costumo observar bem o clima e me orgulho de ser uma das raras pessoas além dos meteorologistas de Porto Alegre que sabem que o "veranico de inverno" acontece todos os anos. Mesmo assim, não lembro de um período tão chuvoso quanto o dos últimos dias. Não pára de chover e sempre em abundância. Haja guarda-chuva!
-*-
Segue o baile.

terça-feira, junho 12, 2007

Novo pico

O dia ainda nem acabou e as visitações ao blog já passaram de 300 na data de hoje. Mais do que o dobro de sábado, dia 9, que fechou em 149. Depois deu um salto para 271 no domingo, 291 na segunda e hoje já está em 324. Deve ser respingo do ibope da novela, já que o post mais visitado continua sendo este.

Fama nacional

Hoje fui bater o ponto na Lancheria Piriri, que ainda vai virar ponto turístico em Porto Alegre por seu inusitado nome, quando o proprietário orgulhosamente me contou que o estabelecimento tinha sido citado pelo colunista José Simão na Folha de São Paulo. Não confirmei nada na Folha, mas em "O Povo" encontrei o seguinte trecho na Internet (na cache do Google) com data de 22/11/2006:

Continuo com a minha vulcânica e mesopotâmica missão 'Morte ao Tucanês'. Acabo de receber mais um exemplo irado de antitucanês. É que em Porto Alegre tem uma lanchonete chamada Lancheria Piriri! Rarará! Mais direto, impossível. Viva o antitucanês! Viva o Brasil!

Sei não... Acho que o Simão andou lendo meu blog. Confiram
aqui.

Em tempo: aqui em Porto Alegre, "piriri" não significa nada. Por enquanto.

Impasse

Hoje, perto do meio-dia, vi uma cena de impasse numa loja de CDs de Porto Alegre, dessas que aceita trocas e coloca os CDs usados discretamente no balcão de ofertas. Uma cliente estava indignada porque a vendedora não estava aceitando a troca "um por um" sem pagamento de diferença. O argumento da ofertante era de que tinha comprado o CD originalmente na própria loja por 27 reais. Logo, pensava ela, tinha direito a trocá-lo por um CD de até o mesmo valor. "Já estou perdendo 7 reais", dizia ela, indicando que queria levar um CD de 20 reais. A moça da loja pacientemente argumentava: "É a mesma coisa que se a senhora comprasse um carro. Não iria conseguir o mesmo preço na venda." "Ah, mas um carro tem desgaste!" - contra-argumentou a inconformada freguesa.

É complicado quando as pessoas não têm vivência de certas situações. Nenhum estabelecimento comercial que trabalha com compra, venda e troca faz qualquer transação sem obter lucro. Quem está habituado a negociar com esses comerciantes já sabe como funciona. Pode até pechinchar, mas jamais se supor no direito de trocar ou vender uma mercadoria pelo mesmo preço que pagou. Mas essa moça estava realmente se sentindo lesada. Não sei como terminou a situação, mas imagino que pode ficar ainda pior se ela, depois de ceder às condições estipuladas, resolver voltar na loja para ver por que preço o CD está sendo revendido. Tem gente que não entende como funciona esse tipo de negociação, não adianta. Se as lojas de compra, venda e troca não levassem vantagem, não teriam lucro. Em suma, não sobreviveriam. Ninguém monta negócio para perder.

-*-
Antes tarde do que nunca: Feliz Dia dos Namorados!

segunda-feira, junho 11, 2007

Carlos Alberto

Duas coisas que só hoje fiquei sabendo:

1) Faleceu o ator Carlos Alberto. Eu o assisti em duas novelas: "Ponte dos Suspiros" (essa é pré-histórica) e "Bravo" (de 1975).

2) O YouTube tem várias aberturas de novelas antigas, inclusive do "Roque Santeiro" que não foi ao ar. É só ir lá e procurar. Vou colar aqui a abertura de "Bravo", em homenagem a Carlos Alberto. Uma curiosidade é que, quando seu personagem, o maestro Clóvis di Lorenzo, casou-se com Cristina (Aracy Balabanian), vieram passar a lua-de-mel em Porto Alegre. Várias cenas foram gravadas aqui.

domingo, junho 10, 2007

Estes incríveis incrédulos

No dia 6 de dezembro de 2004, postei aqui um comentário intutulado O Ceticismo. Ali eu falava de minha irritação com pessoas que duvidam de tudo, que acham que qualquer afirmação é mentira até prova em contrário. Para tentar apresentar uma visão isenta sobre o assunto, falei também dos crédulos, mas concluí que os céticos ainda me incomodam mais.

Desde então, voltei a encontrar espécimes dessa desconfiada classe. Um deles chegou a se dirigir de forma agressiva a um integrante da comunidade "O verdadeiro Mario Quintana", pedindo que apresentasse prova de que tinha realmente falado com a sobrinha do poeta, "do contrário é mentira - e mentira TUA". Diante de uma atitude infantil dessas, em respeito aos demais integrantes, fui obrigado a expulsar o inconveniente membro. Depois ele se manifestou em seu álbum de fotos, novamente afirmando que estávamos acreditando num mentiroso, mas acabou saindo do Orkut. De minha parte, não sentirei saudades.

Faz algum tempo que o Orkut implementou um recurso interessante, que é o de fazer buscas nos tópicos de todas as comunidades. Por curiosidade, resolvi conferir onde foram postados links para este blog. Não é difícil: basta procurar "emiliopacheco". Entre indicações diversas, muitas delas feitas por mim mesmo, encontrei um tópico na comunidade dos Engenheiros do Hawaii com o título Facel Vega (Grande raridade ou viagem). Fazia referência a um post deste blog (este aqui) onde mostrei o programa do show de lançamento do primeiro LP dos Engenheiros do Hawaii, em 1986, e comentei que a música que viria a se chamar "Revolta dos Dândis" foi apresentada com o título de "Facel Vega". Apesar da imagem digitalizada, das informações detalhadas sobre o show e o fato de eu me apresentar como jornalista neste blog (o que deveria significar responsabilidade sobre as informações postadas), o fã que divulgou o post já começou questionando sua veracidade no próprio título. Um dos membros respondeu que "se fosse verdade", pouca gente sabia disso. O criador do tópico insistiu: "nunca tinha ouvido falar nisso, é verdade?" Incrível como essa garotada pensa mesmo que conhece tudo sobre seus ídolos.

Nesta hora é impossível não lembrar do problema das autorias falsas. Se um internauta encontra um texto bem meloso com a assinatura de Luis Fernando Verissimo num blog de adolescente, não apenas acredita como ainda copia, repassa e acrescenta um comentário do tipo "Verissimo é demais". Ou então um falso Quintana cheio de conselhos de vida, como o verdadeiro jamais escreveria. Mas um fã encontra uma informação sobre seu ídolo no blog de um jornalista e, como ele "sabe tudo" e nunca ouviu falar, acha que é "viagem".

E depois dizem que não tenho paciência...

sábado, junho 09, 2007

Sábado

Eu até gosto de fim-de-semana com chuva, mas não tendo que levar meu filho para fazer exame de sangue. Pra piorar as coisas, estou com faringite. Por sorte, sem febre. Faz menos de duas semanas que fiz a vacina contra a gripe. Fui informado de que ela leva 15 dias para começar a fazer efeito e 30 para atingir o nível máximo de imunização. Ou seja, estou no "prazo de carência". Mas faringite não é gripe. É uma inflamação chata no fundo da garganta que, no meu caso, causa uma prostração tremenda. É como se desse "queda de luz" no corpo todo. Só dá vontade de ficar deitado. Certa vez um médico me disse que eu teria faringite a vida toda porque extraí as amígdalas. Ah, sim. Do contrário eu teria amigdalite. Explicou tudo!

Na minha infância, todos tomávamos vacina contra a varíola. Ela formava uma ferida redondinha que coçava pra caramba. Mas a gente não podia tocar. Que agonia! Lembro quando perguntei para a minha mãe o que era vacina. Quando ela explicou, imediatamente perguntei se existia vacina contra "azia". Na verdade eu estava usando o nome errado. Queria dizer enjôo de estômago. Era o que mais me afligia quando criança, aquela sensação desagradável que normalmente leva ao vômito. Mas na época eu não percebia essa relação causa e efeito, apenas ficava aflito com o mal-estar. Descrevi o que estava sentindo e minha mãe falou que era azia. E assim usei o nome errado por muito tempo. Hoje eu até tomaria uma vacina contra azia, se existisse. Azia mesmo.

Hoje deveria ser o show de Alice Cooper inaugurando o teatro do Bourboun Country (favor pronunciar "cântri" e não "cáuntri", que é totalmente errado). Já faz algum tempo que foi cancelado. Eu estava bem animado para essa apresentação, até coloquei em dia a minha coleção de DVDs dele. Pois agora só me resta vê-lo cantando na tela da TV. Até pensei em ir a Curitiba, onde ele se apresenta amanhã, mas desisti. Já vi Alice Cooper ao vivo em Porto Alegre, mas ele cantou apenas duas músicas: foi no "British Rock Symphony" em 2000. Alice veio ao Brasil pela primeira vez em 1974. Foi o primeiro grande astro de rock a se apresentar por aqui. Era normal que fizesse um enorme sucesso. Só que até hoje ele atribui a recepção calorosa que teve às semelhanças entre a teatralidade do seu show e os rituais de Macumba. Nada a ver!

Eu sou um colorado desnaturado, mesmo. Sabem o que eu estava fazendo enquanto meu time conquistava a "Tríplice Coroa"? Dormindo! Foi o começo da faringite. Mas foi bom dormir cedo. Meu time não precisou da minha torcida. E depois, por que eu iria ficar acordado para ver algo tão rotineiro quanto o Inter ser campeão? Já perdeu a graça!

Estou no quinto parágrafo e a chuva não parou. É, acho que eu e meu filho vamos ter que encarar um guarda-chuva, mesmo. Estou tranqüilo porque sei que, mesmo no sábado, o laboratório funciona à tarde. Só espero que hoje não seja uma exceção, por causa do feriado de anteontem. No Brasil, o único dia da semana em que feriado não vira feriadão é quarta-feira. Mas eu trabalhei ontem.

Bom fim-de-semana a todos!

quinta-feira, junho 07, 2007

Calma, gente

Concordo que as ofensas do radialista Jonas Greb aos gaúchos na Rádio Trianon de São Paulo são caluniosas e de baixíssimo nível. Mas não vejo necessidade de descer ao mesmo patamar para dar uma resposta. Esse infeliz falou tanta bobagem que se expôs ao ridículo. O futebol exalta as pessoas, então é preciso tomar cuidado para não morder iscas. Por mim, deixa o cara dizer asneira sozinho. Ele já cavou sua própria sepultura. Com certeza o comportamento dele não é representativo do povo de São Paulo.

quarta-feira, junho 06, 2007

Estatística

Os internautas pararam de pesquisar "link nocivo desativado" no Google. Acho que agora aprenderam. Em todo o caso, se alguém ainda quiser saber o que significa, é só clicar aqui. Talvez seja por isso que a média diária de visitas ao blog baixou de 200. Complicado mesmo vai ser quando terminar a novela. No momento, o post mais visitado é este aqui. Mas até quando?

Casal

Já não simpatizo muito com a tradicional abordagem que os atendentes costumam fazer nas praças de alimentação dos shoppings. Não é muito diferente do que acontece nas calçadas mais populares do centro de Porto Alegre, aquele papo de "vamo chegá freguesa," etc. Mas o que não dá pra agüentar é quando a gente passa com a esposa ou namorada e eles chamam de "casal". "Olha aí, casal, buffet livre, três tipos de carne, blá blá blá..." Que tratamento mais simplório, impessoal e rotulador!

terça-feira, junho 05, 2007

Antes de deitar

Desculpem se não tenho tido tempo ou assunto para escrever mais vezes por aqui. Tenho muita coisa que quero escanear para dividir com vocês, mas quero fazer com calma e bem feito. Qualquer fim-de-semana desses tenho que tirar um dia só para mexer nos meus guardados.

Esta virada de semana foi de muita ansiedade, mas consegui resolver um antigo problema que me atormentava. Mas a sensação de alívio não é imediata. Acho que é o meu jeito. Aos poucos, vai caindo a ficha de que agora está tudo bem e o pesadelo acabou. As nuvens negras vão se dissipando. Então as manhãs ficam mais bonitas, o calor do sol é recebido sem reservas e dá vontade de sair caminhando por aí, rindo sozinho. Estou ansioso para dar um abraço no meu filho e transmitir para ele esta paz que estou sentindo.

Já é tarde, vou dormir. Boa noite.

domingo, junho 03, 2007

Mutantes atualizado

Finalmente achei tempo para escrever um comentário mais detalhado sobre o show dos Mutantes em Porto Alegre e postar algumas fotos. Se não estiver nesta mesma página mais abaixo, é só clicar aqui para ler.

sábado, junho 02, 2007

Googladas incautas de maio

Vamos então às googladas incautas do mês de maio. São os argumentos de busca digitados por internautas no Google que acabam trazendo a este blog. O provedor de estatística Site Meter fornece essa informação. Durante o mês eu vou anotando os mais divertidos para postar aqui. Na verdade isso acontece porque a maioria não sabe usar o Google. Digita uma frase em linguagem corrente, sem aspas, e a combinação de palavras aparece em alguma página do blog.

De certa forma, as googladas incautas desmentem uma antiga tese minha: a de que as pessoas em geral não têm idéia do que a Internet é capaz de oferecer. Na verdade é o contrário: elas pensam que podem conseguir o que quiserem no ciberespaço. Basta pedir ao Google. E como pedem! De tudo. Até milagres. Pedem com jeitinho, pedem com exaltação, pedem com educação, mas pedem. Falta pouco, na verdade, para o Google ser visto como uma espécie de divindade virtual, que tudo sabe e tudo consegue.

Mas vamos às googladas. Começando com a série "peça qualquer informação ao Google":

telefone de todas as malocas de capao da canoa

Já que nenhum banco de dados classifica as residências com linha telefônica por "tipo", um dos quais seria "maloca", o jeito é perguntar ao Sr. Google, mesmo.

o que devo fazer para pagar minha divida no banco

Que dívida? O primeiro passo é ter dinheiro.

o que perguntar a um radialista?

De preferência, algo mais pertinente do que está perguntando a uma simples ferramenta de busca.

qual o livro do Veríssimo que consta o texto "diga não as drogas"

Esse aí até usou aspas, mas não com o objetivo de observar a sintaxe do Google. Em todo o caso, espero que tenha achado a resposta: nenhum. Esse texto não é de Luis Fernando Verissimo, é de Vitor Trucco, dos Brazilian Bitles.

fleetwood mac como se pronuncia?

Será que esse ligou as caixas de som antes de clicar no botão? Por certo esperou que o Sr. Google respondesse em voz alta!

lista das palavras que perderam acento com a reforma ortográfica de 1971

Todas? Mais um que pensa que as regras de ortografia são meramente arbitrárias. Que a reforma ortográfica, sem qualquer critério, publicou uma lista de todas as palavras que perderiam o acento. Na verdade, caíram os acentos diferenciais de timbre (com exceção da palavra pôde em oposição a pode). Mesmo assim, nada impede que alguém se proponha à hercúlea tarefa de listar todas as palavras que perderam acento a partir de 1972. Só os advérbios de modo derivados de palavras proparixítonas, que tinham acento grave na sílaba subtônica, devem encher um dicionário: praticamente, subitamente, logicamente... Falando nisso, não vou listar todas as consultas, mas vários internautas chegam ao blog fazendo perguntas bem específicas sobre crase. Como esta:

à partida tem crase

Depende do que vem antes, ora! Não é somente a palavra posterior ao "a" que define se existe crase ou não. Se for "assistir à partida", tem, pois "assistir", no sentido de ver, é seguido da preposição a.

quais sao as paisagens naturais que correm o risco de sumir do planeta?

O que esse aí esperava? Que além dos nomes, o Google ainda mostrasse a localização exata no Google Earth?

Meu computador escreve isoo porque "Este programa executou uma operacao ilegal e sera fechado?"

Outro que usou aspas para enfatizar a expressão e não para "amarrar" a consulta. Quanto à pergunta, eu também gostaria de saber por quê.

Agora vejam este "desabafando" para o Sr. Google:

QUERO SABER O MOTIVO REAL PELA MORTE DE DANIELA PEREZ QUE ATE HOJE EU NAO ENTENDO NADA

Esse final foi de uma relevância fantástica para a consulta! Quem sabe o Sr. Google se comove e responde, já que ele está tão exasperado.

porque do uso de gírias nos gibis

Que dúvida cruel! Por quê?

Agora vejam este "sem noção":

data em que LUIS FERNANDO VERISSIMO faleceu

Vira essa boca pra lá! Verissimo está muito vivo! Saúde pro mestre!

qual e adiferença entre o afogamento no mar e no agua doce

Sinto muito, acho que ninguém jamais se afogou dos dois jeitos pra saber a diferença. E se resolveu fazer um teste, não conseguiu chegar à segunda etapa.

numeros de cpf de caloteiros

Que Serasa, que nada! O negócio é consultar o Google.

qual era a altura de daniella perez?

Será que o Google tem um cadastro com todos os dados de pessoas vivas e mortas?

como me comportar em uma entrevista para a continental pneus

Se ele quisesse saber "como se comportar em uma entrevista", talvez até tivesse chance de encontrar algumas dicas, procurando pelos argumentos certos. Mas não, ele quer orientação específica para uma empresa. E espera achar as respostas no Google.

como escrever alho em ingles

Pior é que ele achou a resposta aqui no blog. Que sorte, hein? Desta vez passa, mas da próxima vez procura no dicionário.

porque um homem traido é chamado de corno

Eu tinha um livro de bolso chamado "Playboy Ribald Classics" onde havia um conto que provavelmente responde a essa pergunta. Infelizmente não sei onde foi parar o livrinho, então não posso citar o autor. Mas a história era basicamente a seguinte: um marido saiu em viagem e, para garantir que sua esposa não o trairia, desenhou um cordeiro na região pubiana da mulher. Se ela fizesse amor com outro, o desenho seria apagado. Mas ela não se agüentou e logo se entregou a um Ricardão de ocasião. E o desenho se foi. O jeito foi pedir que o amante redesenhasse a imagem original. Mas ele errou e desenhou o cordeiro com chifres. Quando o marido voltou, notou a diferença e quis saber por quê. Ela simplesmente respondeu que, como ele tinha ficado muito tempo longe, o cordeiro tinha crescido. Moral da história: os maridos que ficam muito tempo longe da esposa podem acabar criando chifres.

Agora vejam esta sofisticada consulta:

Quem deve ser o negociador em um sequestro? qual seu perfil? Uma pessoa só basta?

Será que a googlada foi durante um seqüestro mesmo? Talvez tenham achado mais seguro perguntar ao Google, para manter o sigilo. E, como sabemos, houve um seqüestro recente divulgado nos jornais. Lamento que o meu blog não tenha podido ajudar.

para que serve a diagonal do paralelepípedo

Boa pergunta.

COMO USAR CORRETAMENTE A MULETA

Se não veio com manual de instruções, consulte seu ortopedista.

tem "lógica" o filme um dia depois de amanhã

Mais um usando aspas para que o Sr. Google entenda a ênfase. Quanto à "lógica", acho que tem, sim. Pode acontecer.

que carro mario quintana usavam naquela época

Nenhum. Quintana não dirigia, apenas perambulava com leveza pelo centro de Porto Alegre.

onde escutar os cds da fafá de belém

Você tem CD player? Então pode ser na sua casa mesmo, ora! Onde mais?

gazzag,orkut quais as diferenças e utilidades

O Google não é isento para dar essa resposta. Ele tem convênio com o Orkut.

quantidade vai para o plural?

Claro! Por que não iria? Você pode ter quantidades diferentes de alguma coisa, não pode?

Para encerrar com chave de ouro a série "peça qualquer informação ao Google":

data do fundamento da radio itai guaiba

"Fundamento" é ótima! E é bom frisar que Itaí e Guaíba são rádios diferentes.

Vamos agora à série "faça seu pedido ao Google":

aprender a dirigir bem e fazer o exame de direção e ser aprovado

Ah, sim, não basta dirigir bem. É preciso ser aprovado no exame. Quem sabe você sai da frente do computador e vai correndo para uma auto-escola?

programa para burlar enquete do orkut

Que feio! O Sr. Google é honesto, não forneceria um programa desses.

fotos de todas revistas playboy já lançadas até hoje

Isso seria interessante de ver.

musica para por no porwer point como plano de fundo ,romantica sem voz

Bem explicadinho.

quero pesquisa sobre a istoria de araujo porto alegre e ver um foto dele

Só isso? Aprenda a escrever certo: "história" começa com h.

quero imprimir a capa do dvd batman begins

Deve ter ligado a impressora antes de clicar no botão de consulta.

depoimentos de quem ja foi traida e perdoou o marido

Ah, sim, já comentei isso aqui no blog.

quero umas frases para o orkut
frases bonitas para colocar no orkut
frases de autores famosos para enviar para orkut

Essa não! Além de repassar indiscriminadamente mensagens de auto-ajuda, essa turma ainda quer que o Sr. Google escolha os textos para eles! Aqui, variações sobre o mesmo tema:

frases bonitas falando de quem sou eu

Será que o Sr. Google vai conseguir achar coisas bonitas para dizer a seu respeito se nem você consegue?

frases bonitas para se acrescentar em uma redaçao

Qualquer frase bonita serve? O assunto da redação pouco importa?

educacao de filho temporao no meio de adultos

Ah, desse assunto eu entendo bem. Fui eu próprio um temporão. Cobro bem baratinho a consulta.

eu quero ver mulheres usando absorvente

Pervertido!

procuro um progama pra descobrir todas as senhas q são digitadas no meu computador

E lá não vai nada?

Da série "puxe assunto com o Google":

qual a vantagem de ser mãe em pleno século XXI?

Vamos lá, Sr. Google, dê a ela uma resposta longa e fundamentada.

meu certificado para entrar no orkut expirou

Que coisa! E agora?

goleiro que gostava de cantar

Ah, sim, aquele... Bom, espero que o Sr. Google saiba quem é. Eu não sei.

quando vou abrir o programa receitanet surge erros de português

"Surge erros", é? Realmente, erros de português são muito graves. Principalmente os de concordância.

tenho carteira socio gremio

É mesmo? Que legal!

desculpas esfarrapadas de verdadeiro cara de pal

Pal? Ah, sim, o sistema de cores da televisão européia. No Brasil é "Pal-M".

grupo senco e outras empresas que tem horario ficça

Esse assunto ficou complicado, ainda mais escrevendo desse jeito.

Gente, um ótimo mês de junho a todos!